Detalhes da Notícia

Google anuncia novas ferramentas de privacidade para usuários brasileiros

Google anuncia novas ferramentas de privacidade para usuários brasileiros

Data: 07/06/2019

Nesta quinta-feira (06), ocorreu a Google for Brasil, no Memorial da América Latina, em São Paulo. No evento, a Google anunciou novas ferramentas pelas quais os usuários brasileiros já podem gerenciar e cuidar da segurança e privacidade de seus dados inseridos na plataforma da empresa.

A Google já possuía alguns desses recursos, porém, não era tão fácil encontrar as configurações relacionadas. Agora, elas ficaram mais acessíveis e automatizadas.

Aprimorando a segurança com a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é considerada um dos padrões mais seguros para a autenticação de serviços online.

Agora, ela foi incorporada ao Android, habilitando mais de um bilhão de aparelhos compatíveis. Para evitar que os usuários precisem carregar chaves de segurança adicionais, a chave principal poderá ser ativada no próprio celular. Para isso, basta que o dispositivo esteja usando o Android (a partir da versão 7) e um computador com Bluetooth rodando o macOSChrome OS ou Windows 10, além do navegador Chrome.

Segurança e privacidade em poucos cliques

Google Chrome já oferece privacidade superior com o recurso da aba de navegação anônima há mais de 10 anos. Agora, essa navegação anônima será disponibilizada também no Google Maps. Enquanto o recurso estiver ativo no app, a conta Google não salvará dados relacionados aos lugares pesquisados ou rotas traçadas.

Outra facilidade implementada diz respeito aos dados gerais da conta Google, do Maps e do Assistente. O recurso, que foi lançado em 2018 e agora está disponível em português, permite acessar a página “Seus dados” a partir da busca, dando acesso fácil às configurações de privacidade, fornecendo informações de como seus dados são utilizados e trazendo opções de revisar e deletar histórico. Em breve, a função estará presente também no YouTube.

Além disso, usuários de todo o mundo já podem escolher um limite de tempo entre três e 18 mesespara que os dados do histórico de locais, atividade web e atividade de apps fiquem armazenados nos servidores da Google. Os dados antigos que excederem o período escolhido pelo usuário serão apagados.

Compartilhe essa notícia:

Mais Notícias

 Como fazer o Google Assistente responder silenciosamente

Como fazer o Google Assistente responder silenciosamente

O Google Assistente é uma ferramenta muito versátil e que pode ajudar em diversas atividades do dia-a-dia. A assistente pessoal do Android concentra algumas fun&ccedi...
Facebook cogita acabar com a contagem de curtidas; testes em andamento

Facebook cogita acabar com a contagem de curtidas; testes em andamento

Quando o Instagram resolveu remover a contagem de likes de suas publicações houve uma comoção geral nas redes socials. Agora, parece que o Facebook ...
Facebook recebe multa de US$ 5 bilhões por vazamento de dados

Facebook recebe multa de US$ 5 bilhões por vazamento de dados

A multa e o acordo já haviam sido anunciados e agora começam efetivamente a vigorar: a Federal Trade Comission (FTC), órgão que regula o mercado nos Estados Unido...